Os lírios são o símbolo da pureza, mas mais que isso são plantas baratas de alto valor ornamental e são as flores preferidas da minha amiga Valéria a qual dedico este post.
Originárias da Europa, Ásia, América do Norte e algumas de dos trópicos temos várias espécies, principalmente as hibridas, ou seja, originárias de cruzamentos. Algumas espécies são: Lilium sp; Convallaria majalis, lírio-do-brejo; Spathiphyllum wallisi, lírio-de-paz; Eucharis x grandiflora, lírio-do-amazonas; Trillium erectum, lírio-do-bosque; Hedychium chrysoleucum, lírio-amarelo-do-campo; Zephyranthes sp, lírio-do-zéfiro; dentre outros.
São comercializados como flor para corte (arranjos, buquês) e vasos nestes atingindo de 30 a 40cm, mas podem ser cultivados em maciços em jardins respeitando as temperaturas (amena) que estas espécies necessitam. O solo deve ser fértil enriquecido com matéria orgânica e úmido, porém deve evitar o encharcamento.
Esta planta aprecia o clima frio e boa iluminação, devendo evitar o sol nas horas mais quentes do dia. Possuem bulbo, assim como a cebola, de onde emitem seu único broto que dão origem as folhas e flores. Para multiplicação artificial deve-se escamar os bulbos para a produção dos bulbinos.
fontes: http://www.jardineiro.net/
Ahhh! Que lindo!! snif! To emocionada! Não são as mais perfeitas!? Com todo respeito às suas orquídeas Carol! (rs)
ResponderExcluir