segunda-feira, 20 de julho de 2009

Orquídeas


Hoje venho escrever da minha flor favorita: a elegante orquídea. Conhecida em todo mundo nas suas mais de vinte mil espécies pelo planeta possuindo flores de 15cm de diâmetro á microorquídeas com as mais exuberantes formas e cores.
Além da beleza as orquídeas são comercializadas para a alimentação humana que com certeza você já apreciou pois a baunilha é retirada do gênero Vanilla.
Porém esta espécie exige certos cuidados:
1- Evite a exposição direta ao sol, pois este causa queimaduras nas folhas da maioria das orquídeas. 2- A iluminação adequada é de 50 a 70% de sombra.
3- A temperatura ideal é em torno de 25°C.
4- Deve regar apenas quando o substrato estiver seco.
5- Uma boa adubação deve ser feita uma vez ao ano e uma opção é a torta de mamona (1 colher de sobremesa por vaso).
6- Em regiões secas recomenda-se borrifar água periodicamente.

Esta espécie é muito encontrada nas matas brasileiras, principalmente perto de rios, então vai um alerta:
Jamais retire as orquídeas do seu habitat natural!

Quando quiser uma muda é só vir aqui em casa que tenho várias, estas das fotos floresceram se
mana passada.

Um comentário:

  1. Lindas suas orquideas Carol! Gosto de orquideas, mas das mais miudinhas. Minha flor preferida é o Lírio. Mas eu sou assassina de plantas então nunca consegui cultivar um :(
    Se você aprender me ensina?? hauhauah. bjaum

    ResponderExcluir