quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Casa: Pequena Historia De Uma Ideia - Livro

Já pensou em morar com toda sua família em uma casa que todos os cômodos se fundem em um só, a cozinha? E nela você come, dorme (em cima da mesa, chão ou bancos) e recebe amigos?

E um lugar aonde as pessoas se importam muito mais com a higiene da casa do que com a pessoal?

Um lugar onde cada classe social possui um estilo da cadeira que pode usar?

Estas e muitas outras são histórias verdadeiras relatadas no livro "Casa: Pequena História de Uma Idéia" do autor Witold Rybczynski que conta a relação da casa e mobiliário com o homem por cinco séculos, relatando detalhadamente todo cotidiano e fazendo com que  o leitor possa se imaginar dentro da história.

Este livro demonstra a influência da nossa cultura e tecnologia no morar, e mais que isso, nos mostra como há hoje formas de morar parecidas com as da antiga idade média, entretanto não pela cultura, mas pela precariedade de algumas habitações.

Com isso pergunto: Quais são as formas de morar? O que podemos e vamos mudar em nossas casas? Qual é a influência de um mobiliário?

Com o passar do tempo o foco da casa passou da sala de televisão para cozinha que abriu para a sala (cozinha americana) além da integração dos espaços como um todo. Porque houve esta transição?

Não estou aqui para dar respostas, mas apenas para questionar e indicar este grande livro que vai auxiliar no entendimento do significado de uma casa.

 



Título: "Casa: Pequena Historia De Uma Ideia"
Autor: Witold Rybczynski
Editora: Record

Um comentário:

  1. Parece ser mt bom mesmo esse livro, fiquei com vontade de ler rsrsrs!!!
    Bjs e ótima dica!!

    ResponderExcluir