quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Como Vender Mais x Design de Interiores


     Ontem pela manhã ao abrir o jornal Folha de São Paulo achei um caderno com a manchete: "Ambiente atrativo resulta em vendas" e resolvi escrever sobre a matéria.
     O ser humano sempre alterou comportamentos desde o inicio dos tempos. Se no passado isso acontecia mais lentamente, hoje com o advento dos meios de comunicação modernos, que permitem que as informações fluam com maior precisão e velocidade, faz com as mudanças também ocorram de forma muito mais acelerada.
Se antes o fator de decisão de compra era pautado quase que unicamente pelo preço, hoje a loja precisa de atrativos diferenciais dentro de um ambiente altamente competitivo.  Isso porque, grande parte das pessoas compra pelo impulso gerado pela visão do conjunto “produto/meio de exposição”, tornando fundamental criar um ambiente que passe a identidade da marca ou dos produtos vendidos e, é claro, criar a necessidade de compra para os clientes.
Para cha
.mar a atenção precisamos evidenciar: a iluminação, que valoriza as cores e formas; o layout (arranjo físico da loja) e a vitrina, que se constitui no verdadeiro cartão de visitas da loja.
               A vitrina precisa fazer parte do planejamento da loja, pois é a ferramenta de comunicação imediata e pode ser obtida com boa relação de custo/benefício. É ela que vai produzir o primeiro impacto no cliente passante, chegando a gerar até 80% das vendas diretas. Portanto, se não for bem projetada, sem excessos, pode manter o estabelecimento comercial no quase anonimato.
        
 Quanto à disposição do espaço, deve-se priorizar a área de circulação e a visualização, considerando inclusive o fator acessibilidade. Neste caso evite moveis em excesso, buscando criar uma atmosfera confortável e aconchegante como uma residência, utilizando menos balcões, pois estes criam barreiras físicas e psicológicas entre o vendedor e cliente.
Outro aspecto que precisamos dar atenção é a organização. De nada adianta ter roupas, sapatos ou doces maravilhosos se não conseguimos focar o olhar em um de cada vez. A desorganização deixa o cliente desconfortável e faz com que ele não consiga decidir o que deseja, ou até que não se encante por nenhum produto.
                
Para organizar as prateleiras precisamos inicialmente que tudo esteja limpo e impecável. Araras e varões em alturas confortáveis e organizados levando-se em consideração a combinação de cores e dando destaque para os principais produtos.
               Concluindo, o projeto da loja considerando todos os espaços deve construir uma identidade para atrair o tipo certo de consumidor, pois cabe ao espaço físico envolver e conquistar os clientes. 
     
     


Notas importantes publicadas no jornal:


Organização de prateleiras

  • Mantenha as prateleiras cheias e com os principais produtos bem visíveis.
  • Deixe tudo muito limpo e impecável.
  • Em lojas de vestuário atente para a combinação de cores.
  • Coloque varões ou araras em altura confortável para o cliente.
  • Use adequadamente a iluminação, no fundo ou em cima.
  • Opte por equipamentos e móveis ajustáveis.
  • Quando a loja utilizar o sistema self service, deixe os preços bem visíveis.



Organização do interior
  • Ambientação com jeito de residência faz o cliente se sentir mais à vontade.
  • Utilize elementos versáteis e móveis.
  • Sempre que possível descarte os balcões, pois eles criam uma barreira entre o cliente e o vendedor.
  • Crie pontos focais na área de exposição para destacar a importância de um produto ou mix. Em lojas de roupas, por exemplo, deve-se mostrar como ficam peças combinadas. Em lojas de alimentos, é preciso reunir itens principais e complementares.






- mais informações no "Caderno do Empreendedor" do dia 25 de Novembro de 2009, Folha de São Paulo.

7 comentários:

  1. Quando eu sonhei com uma revista de decoração sendo vc a minha colunista principal, eu acho q no fundo sabia q vc levava jeito pra coisa viu, gostei da resenha sobre a matéria da folha, ja havia estudado estes conceitos antes em um documento fornecido pelo SEBRAE suas observações referente ao interior e a disposição das prateleiras estão perfeitas... gostei Cah... apesar de eu descobrir seu grande talento e desejo pelo Design de Produtos a pouco e isso ter me frustradi um pokinho fico feliz por ainda sim ser uma otima designer de interiores,
    Parabéns..

    ResponderExcluir
  2. Aaaa vi...eu amo ser designer de interiores ele me dá a possibilidade de criar os produtos que amo: os móveis.

    ResponderExcluir
  3. Que bom é saber disso viu.. fico mais tranquilo agora.. ainda mais que conheci um pouco do trabalho da senhorita e gostei doque vi.

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei esse post, muito boas essas informações!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber o nome desta loja..
    obrigada

    ResponderExcluir