O designer de interiores, antigo decorador, é o profissional que busca adequar o ambiente as necessidades do cliente transformando em um local funcional e agradável. Ao projetar o ambiente o profissional precisa observar os fatores práticos como acessibilidade, iluminação adequada, acústica, conforto térmico, criação de espaços para organizar objetos, dentre outros, sempre priorizando questões associadas à saúde, conforto, segurança, durabilidade, sustentabilidade, e as necessidades especiais de cada cliente e ambiente.
Para tornar-se um profissional da área deve-se cursar uma Faculdade de Design de Interiores, com a duração média de 4 anos em regime integral.
· Quais características uma pessoa deve ter para ser um bom designer de interiores?
Essa é uma pergunta que já me fizeram algumas vezes então vou dar a minha opinião citando as características que julgo necessárias:
- Detalhismo
- Criatividade
- Ser observador
- Sensibilidade
- Saber desenhar (o desenho é necessário para saber se expressar)
- Saber e gostar de utilizar o computador (Utilizamos muito AutoCad, 3D Max, Sketch Up, Corel...etc)
- Ter noções espaciais
- Gostar de história, principalmente da arte.
- Compreensível (porque na faculdade fazemos o que gostamos, mas na vida real precisamos agradar os diversos tipos de clientes)
- dentre outros...
· O que faz um Designer de Interiores?
Para aqueles que me perguntam qual é a minha profissão e quando eu respondo vocês ficaram calados por não saber do que se trata ai vai o que eu posso fazer:
- Projeto de interiores:
Comercial – Entretenimento, Saúde, Hospitality, Escritórios (ou Espaços Corporativos), Varejo.
Residencial – Casas ou apartamentos.
Interiores de carros e dos demais meios de transporte.
- Paisagismo;
- Design de móveis;
- Gerenciamento de obra.
O designer de interiores pode trabalhar como autônomo, funcionário de empresas especializadas ou como consultor de lojas.
· Qual é o salário inicial?
Em muitos lugares informa-se que o salário inicial é de R$1400,00, porém isso depende de região e do ramo que vai seguir.
· Compromisso do Designer de Interiores:
Além de das características que citamos a cima como deixar o cliente satisfeito temos o compromisso com os seguintes ramos:
Também reconhecido como design verde ou eco design, refere-se à preocupação com a especificação de produtos comprometidos com as questões de proteção do meio ambiente, operação ética e social dos fabricantes.
Design Universal
Emprego de produtos e soluções desenvolvidas para indivíduos desabilitados facilitando o uso, acesso, segurança e conforto.
· Finalizando...
Imagine uma orquestra executando uma obra. A harmonia perfeita, a sonoridade magistral e o virtuosismo dos músicos são resultado da capacidade de cada integrante dessa orquestra que executam as partituras que fundamentam aquela obra.
No Design de Interiores essa partitura é o Projeto. Sem ele não há criação, não há harmonia. (ADET)
No Design de Interiores essa partitura é o Projeto. Sem ele não há criação, não há harmonia. (ADET)
Eu adoro essa parte do design...ainda quero fazer uma pós ou algo assim...rsrsrs!!!
ResponderExcluirBjs
Design de Interiores não é um decorador, suas habilidades técnicas são muitooo diferentes de um curso de 'Decoração', á começar por desenhos técnicos e arquitônicos além de conhecimento em projetos de eletrica, hidraulica e construção voltados para arquitetura!
ResponderExcluirDesign de interiores é o antigo decorador sim, claro que foi acrescentado algumas matérias no curso, mas se você pesquisar vai notar que o nome antigo dos cursos de graduação eram decoração.
ResponderExcluir